A biópsia da próstata é um procedimento no qual o urologista obtém amostras do tecido prostático com o propósito de tentar identificar células cancerígenas. O termo biópsia é utilizado para todo procedimento médico no qual uma pequena amostra de um tecido é retirada de um órgão de um ser vivo para avaliação microscópica à procura de doenças. A biópsia da próstata é feita, portanto, retirando-se uma pequena amostra da próstata para posterior avaliação em um microscópio por um médico patologista à procura de células tumorais.
Por ser uma cirurgia simples, a anestesia pode ser aplicada só local, onde o paciente possa ficar acordado o tempo todo de sua cirurgia, sem sentir dores ou incomodo no local.
O modo mais comum de ser realizar uma biópsia da próstata é pela via transretal, através do ânus/reto. A biópsia transretal é um procedimento simples, geralmente realizado no próprio consultório do urologista com o paciente acordado durante todo o procedimento e apenas com anestesia local. O procedimento é feito com o paciente deitado de lado e com os joelhos e quadril fletidos.
O urologista insere pelo ânus uma sonda de ultrassom, semelhante à sonda usada na ultrassonografias transretais da próstata, com a diferença de haver também acoplada uma agulha de biópsia. Não se assuste, pois a agulha permanece o tempo inteiro “escondida”, sendo exteriorizada apenas na hora de se obter as amostras de tecido.
Normalmente, o procedimento não dura mais do que 10 minutos e o paciente pode ir para casa. Já o resultado costuma demorar uma semana para ficar pronto.
Faça o agendamento de consulta pelo site. Simples rápido e
seguro.
Precisa de ajuda? Atendimento personalizado aqui!
↑