Ultrassonografia Urológica

O exame ultrassonográfico é usado para detectar as doenças e as alterações prostáticas junto com o toque retal e outros exames laboratoriais. É indicado como exame de rotina (anual) em pacientes acima de 50 anos, para diagnosticar patologias benignas da próstasta, PSA aumentado, casos de infertilidade, estadiamento do câncer de próstata, entre outros.

O ultrassom Doppler é uma forma especial do ultrassom, utilizado na avaliação do fluxo sanguíneo dos testículos, epidídimos e parede da bolsa escrotal. Geralmente é  indicado para investigar dores na bolsa escrotal, massas detectadas no exame físico, causas de aumento da bolsa escrotal, causas de infertilidade, lesões provocadas por traumas na bolsa escrotal, e outros. Englobando o estudo dos rins, ureteres e bexiga.

Indicação

Fonte: urologicomogi

Anestesia

Geralmente o anestésicos são usados mais em casos de cirurgia de emergencia,quando solicitado pelo profissional que acompanha o paciente, em casos urgente. A anestesia chega a ser local, por ser um procedimento simples.

A cirurgia de Ultrassonografia, é realizada só em casos extremos, quando já não tem algo que possa ser feito para ajudar o paciente. Porque antes de uma cirurgia, o médico solicita uma consulta para realizar o  ultrassom de várias formas diferentes, como podemos ver no topico a baixo...

O ultrassom pode ser usado em diversas formas diferentes, tais como:

• Orientação de agulhas finas.
  • Planejamento de cirurgia.
  • Orientação de procedimentos de ablação.
  • Marcação de lesões antes da cirurgia.
  • Localização intraoperatória de lesões.
Imagem de Ultrassonografia Urológica